
Há alguns artigos falando sobre a relação entre o Aciclovir e a Paralisia Facial de Bell.
A paralisia de Bell é uma fraqueza nos músculos de um lado da face causada por lesão do nervo facial. O nervo pode ficar inflamado e edemaciado, deixando de funcionar adequadamente.
Existem dois nervos faciais, um do lado direito da face e outro do lado esquerdo, e cada um tem vários ramos. O ramo principal controla a maior parte dos músculos de um dos dados da face, incluindo os músculos que controlam a expressão facial, os músculos dos lábios e os que fecham os olhos. Outros ramos mais pequenos vão para a língua e para o ouvido.
Por definição, a inflamação do nervo facial na paralisia de Bell não tem causa conhecida (e por isso denomina-se idiopática). Pensa-se que seja provocada por uma infecção pelo vírus herpes simplex, o mesmo vírus que causa o herpes labial. No entanto, existem outras causas infecciosas que provocam paralisia facial e que devem ser diferenciadas da paralisia de Bell. Uma delas é a síndrome de Ramsay-Hunt, que é causada pelo vírus herpes zoster, o vírus responsável pela varicela e pela zona. Uma causa infecciosa menos comum de paralisia facial é a doença de Lyme, provocada por uma bactéria que é transmitida ao Homem através da picada de uma carraça.
É comum as pessoas com paralisia de Bell são medicadas com prednisolona, um corticosteróide, para reduzir a inflamação e o edema no nervo e para diminuir a dor. Alguns médicos prescrevem uma combinação de prednisolona e de um medicamento contra o vírus herpes tomado por via oral, como o aciclovir ou o valaciclovir. Estes medicamentos são geralmente tomados durante 10 a 14 dias.
Se a paralisia de Bell estiver a afetar a capacidade para o doente fechar os olhos, a córnea pode ficar seca e suscetível a lesões traumáticas. Para prevenir esta complicação, o doente deve proteger os seus olhos do vento e da poeira usando óculos e deve tapar o olho durante a noite com um penso. Além disso, deve manter os olhos úmidos através da utilização de lágrimas artificiais aplicadas frequentemente durante o dia e lubrificando os olhos durante a noite com uma pomada oftálmica.
Outras causas de paralisia facial têm um tratamento diferente. Em caso de síndrome de Ramsay-Hunt, é necessário instituir tratamento com uma dose mais elevada de aciclovir ou de valaciclovir. A paralisia facial relacionada com a doença de Lyme é tratada com antibióticos ativos contra a bactéria que causa esta doença.
Espero que você tenha gostado do texto.
Se você quiser programas de Exercícios específicos para Paralisia Facial, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .
Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..
Nenhum comentário