Curta e Siga


Tratamento da paralisia facial exige técnicas e perícia





O susto e o desespero podem tomar conta de uma pessoa que, ao acordar, se olha no espelho e verifica que, de um dia para o outro, o rosto está totalmente desfigurado. Este quadro crítico pode acontecer com quem é acometido pela paralisia facial, distúrbio que causa a perda temporária ou permanente da sensibilidade dos músculos da face, ou perda da capacidade de mover ou controlar os movimentos. Nessas horas, é necessário manter a calma e procurar ajuda de um profissional especializado pois, na maioria dos casos, existe tratamento e cura. Em uma população de 100.000 habitantes, de 14 a 25 pessoas são afetadas por ano, o que equivale a 50 mil pessoas, no Brasil, segundo estudo publicado na revista científica Clinical Infectious Diseases, sendo a Paralisia de Bell a mais comum.

Leia também:

De acordo com Marina Berti, fisioterapeuta da Clínica do Cirurgião Plástico Alan Landecker e professora de Fisioterapia Aplicada às Disfunções Temporo-Mandibulares do Instituto de Ensinos Odontológicos de Bauru - IEO-BAURU, "o distúrbio pode levar a uma paralisia completa de uma hemiface (um lado do rosto do paciente) ou de todos os músculos de um lado do rosto afetados, como também alguns específicos. Há prejuízos na fala, em alimentar-se e, principalmente, na parte ocular. Além disso, o paciente pode ter dificuldade em fechar os olhos voluntariamente".

Com isso, a vida social desta pessoa pode ficar sensivelmente comprometida, tanto por questões físicas como pela perda de funções básicas. "O paciente fica inapto a fechar os olhos, piscar e fechar a boca espontaneamente. Como ele não pisca, ocorre um lacrimejamento excessivo e também uma superexposição dos olhos, pois o movimento de piscar é um sistema de proteção do nosso organismo. Fisicamente, há uma assimetria da face, que fica disforme, ou seja, torta", explica a fisioterapeuta.

Marina Berti esclarece que a paralisia facial, muitas vezes, se manifesta sem causa conhecida mas, com base em sua avaliação e por sua experiência em consultório, o estresse é um dos principais fatores desencadeantes. "Outras causas também podem levar ao distúrbio, como herpes zoster, choque térmico, traumas e neoplasias", pontua. Ela também informa que é difícil acontecer recidivas.

Recuperação dos movimentos faciais

O tratamento é realizado de acordo com o grau de acometimento do nervo facial, ou seja, se é uma paralisia leve ou grave. "O número de sessões de fisioterapia também é algo imprevisível, pois além do grau de acometimento, temos que levar em consideração que cada paciente é único e cada organismo responderá de uma maneira diferente, recuperando-se mais lentamente ou rapidamente", afirma Marina Berti. Ela acredita que o diferencial está na técnica e perícia do fisioterapeuta em saber lidar com o tratamento da patologia especificada.

Segundo a fisioterapeuta da Clínica do Cirurgião Alan Landecker, o tratamento da paralisia facial é composto por um conjunto de técnicas que visa acelerar a recuperação da função muscular, ocular e mastigatória. "Em nossa experiência clínica, usamos a drenagem linfática, que drena as substâncias tóxicas da face e as elimina, juntamente com os exercícios da mímica facial. Esta associação propicia uma recuperação mais rápida do quadro clínico. Além disto, associamos a Facilitação Neuro-Muscular - Proprioceptiva, que através de estímulos motores e sensitivos, auxilia a recuperação da sensibilidade, uma grande queixa dos pacientes com paralisia facial", explica.

A especialista acrescenta ainda que, além do tratamento médico e fisioterapia, existe a possibilidade do paciente necessitar de acompanhamento psicológico, pois a face é um dos principais meios de comunicação do indivíduo e é por meio dela que transmitimos as nossas emoções. "Um indivíduo portador da paralisia facial terá uma enorme dificuldade em transmitir as suas emoções para o mundo exterior", conclui.

Fonte: Bem Paraná


Espero que você tenha gostado do texto.

Se você quiser programas de Exercícios específicos para Paralisia Facial, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário