Curta e Siga


Paralisia de Bell na criança





É uma paralisia de metade da cara, de aparecimento súbito, sem qualquer razão aparente e sem outras queixas. Este problema resulta de uma paralisia aguda unilateral de um nervo chamado "facial", designando-se também "paralisia do facial" (ou "de Bell").

Fatores de risco

Pensa-se que há uma espécie de alergia ou uma reacção do sistema imunológico à presença do vírus, que conduz à paralisia. Quando esta paralisia está presente ao nascimento, geralmente resulta de compressão do nervo, muitas vezes pela aplicação de fórceps, e costuma resolver-se espontaneamente nos dias ou nas semanas seguintes. Existem outras causas, como infecções do ouvido médio, presença de um tumor ou traumatismo do crânio.

Sinais e sintomas

Devido à complexidade e funções do nervo facial, os sintomas variam de acordo com a gravidade da lesão. Podem existir tiques, paralisia de metade da face, canto da boca descaído, secura do olho, alterações no gosto. Outros sinais podem incluir alteração na fala, dores de cabeça e dificuldades em comer e beber.

Diagnóstico

O diagnóstico tem por base a sua apresentação clínica. Na metade da cara afectada, o olho fica aberto, o canto da boca está descaído e pode haver perda do paladar na parte anterior da língua. Como o olho não se fecha espontaneamente, pode haver lesão da córnea por secura, sendo, por isso, importante a humidificação com gotas oculares ou, pelo menos, com gotas de soro fisiológico. A história da doença, o exame médico e o recurso a alguns exames radiológicos podem ser importantes para estabelecer um diagnóstico final.

Tratamento

Não existe tratamento específico para a paralisia de Bell. O mais importante no tratamento é eliminar a causa da lesão nervosa.

O tratamento pode incluir medicamentos ou outras opções terapêuticas. A proteção ocular, a fisioterapia para estimular o nervo facial, a massagem, os exercícios faciais, a estimulação elétrica, a acupunctura são terapias que podem ajudar e melhorar os sintomas da doença.

O prognóstico para a paralisia de Bell é geralmente muito bom. A extensão da lesão nervosa determina o grau de recuperação. A melhoria é gradual e os tempos de recuperação variam (de 2 semanas a 6 meses). No entanto, nalguns casos os sintomas podem nunca desaparecer.
Espero que você tenha gostado do texto.

Se você quiser programas de Exercícios específicos para Paralisia Facial, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário