Curta e Siga


Quais são as sequelas da Paralisia Facial?







A paralisia de Bell é a lesão mais comum do nervo facial, caracterizando-se por um déficit motor agudo, comprometendo toda uma hemiface (metade da face) e atingindo o máximo em 72 horas, nesta fase variando entre um déficit motor total a parcial da musculatura hemifacial. O tratamento preconizado da PB é feito com corticosteróide e antiviral, devendo ser iniciado dentro das primeiras 72 horas, pois neste prazo pode diminuir a probabilidade de sequela.


Os sinais e sintomas comuns da paralisia de Bell são: fraqueza dos músculos de um lado do rosto com paralisia da pálpebra superior que leva a dificuldade de fechar o olho e dificuldade para piscar, pode levar a ressecamento do olho com lesões da córnea. Pode ocorrer ainda desvio da boca para o lado contrário ao da paralisia (boca torta), pois, a boca desvia para o lado bom que é o lado que a musculatura contrai.

Pode cursar com, diminuição do paladar na parte anterior da língua e salivação excessiva levando o paciente a babar. Pode apresentar dor atrás do ouvido e ruídos altos podem causar desconforto no ouvido do lado afetado, uma condição chamada hiperacusia. As mudanças causadas pela paralisia de Bell afetarão a aparência do seu rosto, incluindo como você sorri. Essas mudanças são muitas vezes óbvias para os outros e podem fazer com que as pessoas com paralisia de Bell se sintam angustiadas e evitem atividades sociais.

A maioria das pessoas com paralisia de Bell se recuperam completamente, isso pode demorar um período de três semanas até 9 meses. Uma minoria de pessoas mantém algumas sequelas ao longo da vida. Se você tiver algum sinal de paralisia de Bell, você deve consultar um médico imediatamente porque o tratamento está disponível e deve ser iniciado precocemente, dentro de dois a três dias do início dos sintomas. O início precoce do tratamento encurta a duração dos sintomas e diminui as chances de sequelas.

No geral a recuperação da PB é boa ocorrendo  sinais de recuperação no primeiro mês em ~54% dos casos e ~85% dos casos até os 6 meses; recuperação parcial ocorre em 10-15% dos pacientes com vários tipos de sequelas, as quais, podem ser relacionadas a fatores prévios como idade avançada, hipertensão arterial e paralisia facial severa (total). As principais sequelas são paralisia facial residual, espasmo hemifacial, sincinesia facial, mioquimia facial, sudorese gustatória, sudorese durante exercício, lágrimas de crocodilo etc. Recidivas podem ocorrer em 7,1% dos casos de PB.

Espero que você tenha gostado do texto.

Se você quiser programas de Exercícios específicos para Paralisia Facial, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário